quarta-feira, 14 de maio de 2008

COMO FAZER VOCÊ MESMO SUA PRANCHA DE SURF


O que você vai precisar de:




Placa de poliuretano


3 mts. de tecido AP-1


5 Kg. de resina


250 grs. de mek


500 grs. de monômero de estireno


2 lixas d'água 360


2 lixas d'água 600


1 lixa de ferro 50


1 lixa de ferro 100


2 pincéis 2"


1 litro de solvente para limpeza


100 grs. de solução de parafina


1 fita colante






Ferramentas:




Plaina elétrica


Plaina manual


Surform


1 metro


1 serrote


1 espátula


1 politriz




Ferramentas elétricas não são indispensáveis, pode-se usar ferramentas manuais.



SHAPE

Para o início de um bom shape é necessário uma sala com luzes especiais, ou seja, luzes laterais na altura do cavalete.Uma vez colocado no cavalete o poliuretano, neste deve ser riscado o out-line (linha da prancha desejada), sendo que esta, deve ser traçada na parte inferior do poliuretano. Esta linha pode ser copiada de uma prancha. Uma vez traçado o out-line: Como por exemplo uma prancha com 1,80 mts. No meio dela deve ser colocada a largura máxima desejada. Riscado o line deve ser cortado sobre a linha o modelo desejado. Depois cortar e acertar a linha com surform a fim de que a prancha fique com o out-line preciso.



COMO TRABALHAR SOBRE O POLIURETANO (PLUG, BLOCO OU PLACA)

Deve-se gastar o poliuretano na parte inferior, sendo com uma plaina elétrica no caso de não haver a plaina manual pode-se gastar com surform, sendo que na pane inferior a prancha deverá ter um bom desgaste no poliuretano no lado do bico, a fim de se obter uma boa envergadura na prancha. Já o lado da rabeta deve-se gastar o mínimo possível dependendo do modelo do shape até que o surfista calcule a flutuação ideal para o seu uso. A longarina deve ser rebaixada com a plaina manual uma vez terminada a parte inferior da prancha deve-se começar a parte superior ou o lado de cima da prancha. O lado de cima da prancha deverá ter uma modelagem uniforme ou seja, a parte que se deve shapear mais, é o lado inferior do poliuretano e não o superior.



BORDA

Para um fácil caimento da borda, o shape deve ser colocado no cavalete de lado, e então começar a gastar a borda com surform sendo que se deve usar o surform do bico até a rabeta, formando assim várias linhas. Terminada as linhas arredondar com lixa de ferro até que a borda fique uniforme ou seja, tenha flutuação adequada do bico até a rabeta.



GLASS

Para a laminação transparente devemos começar primeiramente em baixo da prancha, colocando o tecido sobre a parte inferior da prancha e cortando com uma folga de tecido de aproximadamente 7 cm. Colocado o tecido na prancha toda, preparar 800 grs. de resina pré-acelerada, 40 grs. de monômero, misturar até que o monômero dilua a resina. Diluída a resina, adicionar 4% de catalizador e misturar bem, uma vez a resina catalizada, deverá ser jogada em cima do tecido e então começar a espalhar a resina sobre a prancha com a espátula, deixando a resina escorrer no tecido da borda. O tempo de trabalho da resina é de aproximadamente 15 a 25 minutos conforme a temperatura ambiente. Para a laminação superior, usa-se o mesmo sistema, sendo a medida respectivamente 700 grs. de resina, 30 grs. de monômero e 3,5% de catalizador.



FIXAÇÃO DA QUILHA

Fixar a quilha antes do banho grosso, sendo que a quilha deverá ter um bom reforço de roving e retalhos de tecido na sua base.



BANHO PARA FASE DE ACABAMENTO

Terminada a laminação basta aplicar Hot Coat (Resina e monômero parafinado), sua medida é de 350 grs. de resina, 20 grs. de monômero parafinado e 6% de catalizador. O Hot Coat deve ser aplicado com um pincel na pane superior e seco, lixar totalmente a prancha com lixa de ferro 50 para tirar as ondulações da laminação.




DECORAÇÃO

A decoração pode ser feita na placa de poliuretano com resina bem diluída ou tinta Duco, conforme o gosto do fabricante ou também depois da prancha estar totalmente lixada com lixa grossa antes do banho para acabamento.



BANHO PARA ACABAMENTO

Depois da prancha estar totalmente lixada, aplicar o banho fino nas panes inferiores e superiores da prancha. A medida necessária é de 300 grs. de resina, 30 grs. de monômero parafinado e 6% de catalizador. Devendo o banho ser aplicado com um pincel de pelos de seda.



POLIMENTOS

Depois de seco o banho fino, lixar a prancha com lixa d'água 360 e posteriormente a 600. Depois de lixada a prancha, puxar o brilho com boina de pele de carneiro, usando Kaol e massa para polimento.


Um comentário:

Um leigo filosofando disse...

Olá, poderia dar mais detalhes quanto a pintura, pinta antes de laminar ou depois? Quero usar esta técnica em EPS para decoração. Muito obrigado!