sexta-feira, 16 de maio de 2008

EUA - Califórnia


Lugar de origem de alguns dos maiores ídolos do esporte em todos os tempos e centro mundial da indústria do surfwear, os 200 quilômetros de praias entre Los Angeles e a fronteira do México oferecem uma viagem pela história do surf: passado, presente e futuro.

O outono, de setembro a novembro, produz dias de sonho, quando os últimos swells de sul do verão encontram com os de oeste e norte que irão predominar no inverno. No verão o crowd chega a ser insuportável e os períodos de flat longos demais, mas experimentar toda a energia de um swell de sul varrendo a costa num dia ensolarado é inesquecível. No inverno entram as morras, junto com um frio intenso, e na primavera os ventos excessivos não ajudam.

No verão pranchas ao redor de 6’2” seguram a onda na maioria dos dias. Se entrar um swell de sul grande, uma 6’8” ou 7’ pode ser usada. Nesta época um short john é suficiente para quem não é muito friorento. No inverno, um long john é fundamental e picos como Redondo Breakwater, Lunada Bay e Black’s podem demandar uma gun. Excelentes surf shops carregam uma linha completa de equipamentos.

Principais Points:


* Trestle: O pico menos urbano do Sul da Califórnia localizado numa reserva natural. Perfeição à toda prova. Direitas e esquerdas.

* Swami’s: Com um bom swell de oeste é diversão garantida. Rob Machado cresceu surfando nas redondezas e ainda aparece por ali.

* Windansea: Fundo que segura qualquer tamanho. Aqui treinavam os big riders que desbravaram o Hawaii no final dos anos 50.

* Black’s: Tubos enormes e caldos violentos. Acesso difícil. Compensado pela qualidade das ondas. O vento tem que estar certo.

* Big Rock: A pequena Pipeline de San Diego. Tubos extra-ocos sobre bancada rasa. Só pra quem tem a manha. Localismo.

* Malibu: Ao norte de Los Angeles, rodeado por mansões dos astros de Holywood. Point break de onde saíram surfistas lendários com Mickey Dora e competidores brutais com Allen Sarlo.

* Huntington Beach: Surf City. Vários quilômetros de beach break, com as melhores ondas quebrando ao lado do famoso píer.

* Newport Beach: Série de jetties que produzem picos tubulares na medida para os hot surfers que infestam suas badaladas areias.

* Salt Creek: Salt Creek é campo de treino para caras com Jeff Booth e Christian Fletcher. Point de esquerda, tubos de direita.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Carak heim meu amor! Q vicio pelo surf heim oO! Iii primeiro comentario rsrsrs! Legal a foto amor, eu sou muito burro pensei q na california fosse só planice perto da praia ^^, q animal! Eu te amo demais milinha!!! Bjos amorzao!!! Boa sorte bebe!!!Eu te amo bebe!!!