segunda-feira, 12 de maio de 2008

História do Surf


Os primeiros relatos do surfe dizem que ele foi introduzido no Hawaí pelo rei polinésio Tahito. Oficialmente, porém, o primeiro fato concreto que revelou a existência do esporte foi feito pelo navegador James Cook, que descobriu o arquipélago do Hawaí e viu os primeiros surfistas em acção.

Na época, o navegador gostou do desporto por se tratar de uma forma de relaxamento, mas as igrejas protestantes desestimulou por mais de cem anos a prática do surf.

O reconhecimento mundial veio com o campeão olímpico de natação e pai do surfe moderno, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku. Ao vencer os jogos de 1912, em Estocolmo, o atleta disse ser um surfista e passou a ser o maior divulgador do desporto no mundo. Com isso o arquipélago e os desportos passaram a serem reconhecidos internacionalmente.

Após a vitória nas Olimpíadas, Duke introduziu o desporto nos Estados Unidos e na Austrália com grande sucesso.

O sucesso do desporto foi tão grande que hoje em dia é um dos mais praticados em todo o mundo. Os filmes do cinema e os comerciais de TV foram fundamentais para a exposição do surfe. Atualmente a ASP (Associação dos Surfistas Profissionais) é quem regulamenta e traça as diretrizes do desporto. Os maiores surfistas do mundo disputam anualmente o World Championship Tour (WCT) e daí sagra-se o campeão mundial.


No Brasil

No Brasil, as primeiras pranchas, então chamadas de "tábuas havaianas", chegaram pelas mãos de turistas e funcionários de companhias aéreas. O santista Osmar Gonçalves era filho de um bem-sucedido exportador de café, que lhe trouxe dos Estados Unidos uma revista chamada Popular Mechanic. Um dos artigos ensinava como fazer uma prancha. Foi o que Osmar fez com a ajuda dos amigos João Roberto Suplicy Haffers e Júlio Putz entre dezembro de 1938 e janeiro de 1939. A prancha tinha 3,60 metros e pesava oitenta quilos.

Em 1952, um grupo de cariocas, liderado por Paulo Preguiça, Jorge Paulo Lehman e Irencyr Beltrão, começou a descer as ondas em Copacabana, com pranchas de madeirite. O desporto começava a se popularizar. As primeiras pranchas de fibra de vidro, importadas da Califórnia, só foram chegar no Brasil em 1964.

Em 15 de julho de 1965, foi fundada a primeira entidade de surfe do país, a Federação Carioca. Ela organizou o primeiro campeonato em outubro daquele ano. Entretanto, o surfe só seria reconhecido como esporte pelo Conselho Nacional de Desportos em 1988. Atualmente, a entidade responsável pela organização no esporte no país é a Associação Brasileira dos Surfistas Profissionais (ABRASP), sendo que o campeonato nacional é chamado de circuito SuperSurfe.

O surfe é freqüentemente considerado parte do grupo de actividades denominadas desportos radicais, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.

Nenhum comentário: