sexta-feira, 16 de maio de 2008

Mick Fanning


Mick Fanning (13 de junho de 1981, Penrith, New South Wales, Austrália), também conhecido como Eugene, é um surfista profissional que disputa o WCT, tendo ganhado o WCT 2007.

Biografia


Fanning aprendeu a surfar aos cinco anos de idade em New South Wales, mas não levou a sério o esporte até sua família se mudar pra Tweed Heads, quando tinha doze anos. No limite da fronteira de Queensland, Fanning teve acesso a um surfe épico, e assim começou a fazer seu nome.

Em 1997, se firmou como um dos melhores surfistas a dominar os picos de Queensland, chegando entre os três melhores no campeonato nacional. Também saiu vitorioso quando entrou em 2001 como wild card no Rip Curl Pro em Bells Beach, vencendo um dos mais disputados eventos australianos. Terminou 2002 como revelação do ano, vencendo o Billabong Pro em Jeffrey's Bay após vencer o World Qualifying Series (WQS) e conseguir uma vaga na elite mundial em 2002.

O ano de 2007 será a sétima participação de Fanning na Foster's ASP World Tour desde 2002, e sua nona participação no WQS desde 1998. Iniciou sua campanha de 2007 no WCT com uma vitória no Quiksilver Pro, o primeiro evento da Foster's ASP World Tour, se posicionando no topo da classificação.

Atualmente, com 26 anos, mora em Tweed Heads, Australia. A mãe e o pai se divorciaram quando Mick tinha um ano de idade. Ele é um de cinco crianças (quatro meninos e uma menina), e está noivo da estudante e modelo Karissa Daltom, com casamento marcado para Março de 2008.

Em critério de ondas, prefere Points Breaks, sobre fundo de areia. Fanning é regular foot, ou seja, sua base em cima da prancha consiste da perna esquerda na frente e a perna direita atrás. Sua manobra preferida é o tubo, e sua melhor posição no WCT foi um terceiro lugar, em 2006. Ele faz parte de um grupo de surfistas australianos, chamado "Cooly Kids". Seus participantes são: Mick Fanning, Joel Parkinson e Dean Morrison, todos surfistas conhecidos e respeitados. Mick Fanning é o atual campeão mundial, ganhando seu título em Imbituba (Brasil)

Os desastres

Enquanto treinava nas perfeitas ondas da Indonésia, Fanning machucou a perna, rompendo o tendão: "Eu fiz um floater e desci onde a onda estava quebrando e ela me pegou por trás. Minha perna da frente esticou e a de trás estava fora da prancha. Eu estirei totalmente o tendão da coxa", disse, após um tempo do incidente. Ele ficou seis meses sem surfar. Porém, o maior desastre que ocorreu na vida de Fanning, com certeza, foi um trágico acidente de automóvel ocorrido no dia 14 de agosto de 1998, que tirou a vida de seu irmão mais velho, Sean, quando Mick tinha dezessete anos. Os "Cooly Kids" o apoiaram e serviram de consolo.

Estatísticas

* Títulos Mundiais ASP: 1 (2007)

* Vitórias no WCT: 9

* Mick Fanning ganhou em sua carreira, até hoje, US$ 637,435.

* 2007 é o 6º ano em que Mick disputa a ASP World Tour, ele começou em 2002.

* 2007 é o 10º ano que Mick Fanning vai ao ASP WQS, ele começou em 1998.

* Mick conseguiu um 1º lugar no ASP WQS em 2001.

Vitórias em Competições

2007
Quiksilver Pro (Gold Coast, Austrália), Quiksilver Pro (França), Hang Loose Santa Catarina Pro (Imbituba, Brasil)

2006
Billabong Pro (Jeffreys Bay, África do Sul), Festival Nova Schin (Imbituba, Brasil)

2005
Rip Curl Search (Saint Leu, Reunion Island), Quiksilver Pro (Gold Coast, Austrália), Energy Australia Open (Newcastle, Austrália) (WQS)

2002
Billabong Pro (Jeffreys Bay, África do Sul)

2001
Rip Curl Pro (Bell’s Beach, Torquay, Austrália)

Curiosidades

* Mick Fanning fez jus ao apelido "The Fire", após ter saído para jantar, em 2003, e deixado uma vela acesa em cima da televisão, o que resultou em um incêndio. Pelo menos, ninguém se feriu.

* Filmografia: Fanning the Fire, Campaign, Momentum Under the Influence, Campaign 2 e Mick, Myself and Eugene.

* Surfistas preferidos: Taylor Knox, Mark Occhilupo, Joel Parkinson, Dean Morrison, Nathan Hedge e Luke Egan.

Um comentário:

Anônimo disse...

Po esse cara parece um criança gay feliz^^! Dsculpa amor mas é oq parece! rsrsrs! Mas ta ficando legal o blog heim, tem de tudo rsrsrs! Daki a um tempo vai ter sobre vc ai tbm meu amor! Eu te amo demais milinha!!!
Milhoes de bjos bebe!!!