sexta-feira, 16 de maio de 2008

EUA - Hawaii




Sentar-se de frente às ondas havaianas e assistir a um Pipe Master ou Rip Curl Pro em Sunset com os melhores surfistas do planeta, poderia ter ingresso cobrado tamanha a particularidade do acontecimento.

Mas com certeza se você quer ir para o Hawaii para surfar, o negócio é ficar em Oahu especialmente no North Shore distante apenas uma hora de Waikiki..

De lado a lado do North Shore de Oahu a caminhada é uma só, porém os espetáculos são ilimitados. Pipeline, Waimea, Sunset, Off The Wall, Rocky Point entre outros, cada qual com suas características e com seus mais fervorosos adeptos, trazem à tona a verdadeira essência da arte surfar que são antigas e ainda muito fortes na Ilha.

Sem falar de todas as outras alternativas, como Honolua Bay, em Maui e outros Picos que não tem a mesma repercussão que os vizinhos famosos.

O Hawaii foi contemplado pelos Deuses como o templo sagrado do surf. Presenteado com dezenas de reefs de origem vúlcanica, que formam uma variedade enorme de Points. O North Shore é como o Colosseum, onde os surfistas são os gladiadores tentando domar as feras (as ondas), lutando contra os inimigos (crowd).

Sobre o quiver que você tem que levar, tudo vai depender da sua disposição e coragem para encarar os mais diferentes tipos de onda. Se ela for grande, seu quiver também terá que ser, com pranchas variando de 6´ até 11´. Agora se sua atitude for moderada, prepare um quiver com três pranchas, entre 6´10" e 8´2". Lembre-se, o Hawaii é um lugar onde pranchas quebram facilmente, por isso leve uma grana extra.

São mais de 70 points só em Oahu e aqui realmente é a Meca do surf!!!

Principais Points:



* Pipeline: Essa é sem dúvida uma das ondas mais respeitadas por surfistas de todo o mundo, cobiçada, difícil, uma onda que divide em uma questão de segundos o céu e o inferno. Palco do maior evento do circuito mundial, o Pipe Master, último evento do ano onde todos querem ganhar e colocar seu nome num seleto grupo de vencedores. Esquerda perfeita que proporciona até dois tubos muito ocos, uma onda onde o drop é tudo, feito ele é só correr para o abraço. Tudo isso sobre uma bancada de apenas meio metro de profundidade.

* Backdoor: A porta de trás de Pipe não é tão constante quanto a sua irmã, mas quando da o ar da graça, també da seu show. Direita com um tubo muito profundo e longo.

* Sunset: Uma direita longa que proporciona tubos e manobras. Onda bem pesada e é considerada uma das melhores direitas do planeta. É também conhecida como "máquina de lavar" pelo seu caldo.Quebra até 18 pés.

* Waimea Bay: Baía onde quebram as maiores ondas do North Shore. Nos dias grandes, montanhas da água de até 30 pés dominam o show.

* Rocky Point: É a onda do dia-a-dia, com dois picos definidos, uma direita e uma esquerda. Quase sempre está crowd.

Nenhum comentário: